segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SME confirma avaliações externas

     Na tarde de hoje, 14, a secretária municipal de educação, Profª. Marisete Borges e o coordenador técnico-pedagógico, Profº. Atenildo Oliveira promoveram uma reunião, na sede da Secretaria Municipal de Educação, com gestores e professores das séries que serão examinadas pela Prova Brasil e Avalie Alfa.
     A prova Brasil, que avaliará os estudantes da 4ª e da 8ª série do Ensino Fundamental, foi adiada para esta sexta-feira, 18, em virtude das chuvas que comprometerm o transporte do universo de alunos a serem examinados. Esta é uma avaliação promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira -  INEP, entidade ligada ao Ministério da Educação - MEC.
    As provas do Avalie  Alfa, serão aplicadas aos estudantes no segundo ano de escolarização, acontecerá nos dias 21 e 22 próximos; neste período serão avaliados os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática e ainda, os professores e gestores das escolas responderão a uma série de questões a respeito do funcionamento das escolas e das práticas pedagógicas nelas desenvolvidas. Já estes dados serão encaminhados para a coordenação de avaliação do Pacto Pela Educação:Todos pela Escola e as entidades componentes de uma consórcio que atua junto à SEC.
      Os dirigentes da reunião orientaram os gestores e professores a organizarem atividades diferenciadas para as turmas se ocuparem após a realização do exame e providenciaram mudanças no horário da merenda dos estudantes, como alternativas de garantir suas participações nas fases de realização do processo avaliativo.
      A Profª. Marisete Borges salientou a importãncia dos processos de avaliação externa a que o município será submetido nos proximos dias afirmando serem oportunidades de conhecermos o verdadeiro perfil dos nossos estudantes e o desempenho dos profissionais em educação, de forma objetiva. O que "  possibilitará um redirecionamento das ações pedagógicas em nossa prática cotidiana e subsidiará ações estratégicas de curto, médio e longo prazo" , salienta .





Nenhum comentário:

Postar um comentário