quarta-feira, 26 de outubro de 2011

                                    PME –  Uma caminhada rumo ao futuro.
                                         

No dia 02 de setembro, a Coordenação Executiva Municipal  - COEM, contou com a visita da técnica Maura Miranda, que reunidos no Ponto de Leitura Lendo nosso Mundo, realizaram a revisão do projeto do futuro Plano Municipal de Educação – PME. Esta é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação – SME e pela Secretaria Estadual de  Educação – SEC com o a participação  do Programa de Apoio aos Municípios – PROAM, coordenado pela professora Nadja Amado.
A secretária de educação do município está feliz com a parceria firmada com o PROAM e encantada com qualidade do atendimento dispensado pela técnica Maura Valente. “Desde que firmamos parceria com o PROAM, nos sentimos mais fortalecidos para a promoção de uma educação igualitária e democrática.” Afirma a professora Marisete Borges, ou simplesmente Profª Zete, como é conhecida por todos.
Para o Profº. Atenildo Oliveira, coordenador da COEM, a receptividade da coordenadora do PROAM e toda a sua equipe de colabradores/as são os grandes responsáveis pelas conquistas alcançadas e expectativas de sucesso construídas.
                                PSE entrega óculos a estudantes
                                              
                                
                                  O Programa de Saúde Escolar - PSE é desenvolvido numa parceria entre as secretarias de educação e de saúde, tendo como gestoras a professora Marisete Borges e Débora Sampaio. O objetivo do programa é desenvolver ações conjuntas como garantia de acompanhamento psicológico, odontológico e oftalmológico para   a superação dos entraves no processo ensino/aprendizagem.
                                  Durante este ano letivo foram desenvolvidas atividades de profilaxia e prevenção à saúde bucal dos alunos, com palestras, aplicação de flúor e orientações sobre hábitos salutares e  a realização da feira de saúde, no mês de julho envolvendo profissionais e clientela das secretarias promotoras.
                                  Em agosto foi iniciado o diagnóstico dos alunos que necessitam do auxílio de óculos para facilitar seu desempenho escolar. A ação envolveu profissionais de optmetria e oftalmologia, de forma tão hábil que, no dia 22 de setembro, foram entregues 51 óculos aos alunos que compareceram à Câmara Municipal de Vereadores.
                                  “Estamos pondo em prática o plano conjuntamente estabelecido pelas secretarias de saúde e de educação. É uma experiência muito satisfatória! A nosso ver, temos que permanecer e fortalecer as relações com a secretaria de educação, da ação social e demais secretarias afins – disse a secretária Débora Sampaio, até agora atendemos apenas aos alunos da sede do município porque foi a primeira etapa. Até o final do ano letivo, conseguiremos cobrir toda a demanda do município – complementou.
                                  “ O PSE  é um exemplo de que a educação  de nosso povo deve resultar de ações intersetorias sincronizadas. Precisamos desenvolver parcerias para promover uma melhor qualidade de vida para todos. Pensando assim, é que estamos sinalizando no Plano de Ações Articuladas – PAR 2011-2014 outras ações envolvendo a secretaria de ação social e todos os instrumentos de acompanhamento social – CRAS, BPC e Bolsa Família.” É a fala da professora Zete.
                                     Pacto pela Educação – 2ª etapa de formação
                                       
                                          
                                  O Pacto pela Educação: Todos pela Escola, celebrado entre o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Irajuba, além de outros municípios baianos que totalizam  217 com termos já assinados, tem como principal objetivo garantir a alfabetização dos nossos alunos  até os 8 anos de idade.
                                  Respeitando a autonomia constitucionalmente assegurada aos entes federados, o Governo da Bahia propôs a celebração deste pacto com vistas a garantir uma educação de qualidade aos baianos, ao assumir os dez compromissos amplamente  divulgado. Isto porque  o estado da Bahia ostenta uma posição nada condizente com a nossa tradição de expoentes e ícones, sobretudo se lembramos da naturalidade de Anísio Teixeira, no cenário nacional.
                                  Nosso  município assinou o termo de compromisso de adesão ao pacto, tendo participado ativamente das atividades desenvolvidas e, no último dia 29, realizou a formação dos professores alfabetizadores. O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação, Profª. Zete, no laboratório de informática da Escola Pio XII, contando com o acompanhamento do Profº. Atenildo Oliveira, coordenador municipal, das coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental I, as professoras Leidyvan Souza, Suély Cunha e Vanusa Bilé e do técnico Vinícius Pontes, sendo conduzido pelas professoras Gilvânia Ferreira e  Norma Bonfim, formadoras municipais que apresentaram a metodologia do Alfabetizar Letrando. Esta proposta integrará a carga horária das classes de 1º ano das escolas da rede municipal de ensino.

                                 
                                                     XIII Reunião do Educavale
                                  Ainda no dia 29 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação esteve presente na XIII  Reunião do Educavale -  Forum dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá. O chefe de gabinete da SME, Profº. Celi Dias esteve em Santa Inês e participou das atividades.
O respeito a algumas diversidades no espaço escolar: possibibilidades e limites foi abordado pela Profª. Anamaiara Conceição de Santana Miranda no expediente matutino. Ao retomar os trabalhos a palestra da Profª. Cleyde Galvão com o tema: Oportunizar aos professores nas áreas de linguagens e/ou artes subsídios para a inclusão da música em suas aulas de acordo com a Lei 11.769/2008 e foram apresentadas experiências realizadas em Amargosa, Jiquiriçá e Planaltino.
 O Pacto não para

                                  Na sexta-feira passada, em Salvador, os professores Marisete Borges e Atenildo Oliveira, secretária e coordenador das ações do Pacto pela Educação, participaram de um encontro promovido pela Secretaria Estadual de Educação – SEC. O evento foi aberto pelo professor Clóvis ..., seguindo-se com o pronunciamento  do secretário estadual de educação, Osvaldo Barreto e com as participações de coordenadores da ação que objetiva a alfabetização das crianças baianas até os 8 anos de idade, dentre outros compromissos assumidos.
                                  A reunião de apresentação das ações até então desenvolvidas foi marcada pelo respeito institucional, pela clareza dos temas abordados e pela postura de parceria  de todos os palestrantes. Segundo o professor Atenildo Oliveira, o evento “ foi mais uma oportunidade de exercício da cidadania que diferencia a atual gestão educacional, aberta a ouvir e sincera ao reconhecer as falhas naturais do processo em construção nos últimos anos”.
                                  Durante o encontro, além do balanço das realizações atuais, os 217 municípios que optaram pela adesão ao Pacto pela Educação foram estimulados a permanecerem juntos e ouviram os compromissos de ampliação da clientela, com o atendimento das classes do 2º ano do Ensino Fundamental  no ano de 2012;  garantia de disponibilização de acervo bibliográfico para a metodologia Alfabetizar Letrando e, igualmente empolgante, o desenvolvimento de material didático para o letramento matemático cujo material pedagógico já está em fase de edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário